Qual faculdade fazer? O guia definitivo para escolher o curso certo

Redator Pixel

Garota pensando que faculdade fazer

Se você está procurando saber qual faculdade fazer, nós podemos te ajudar. Bom, ao menos te passar algumas dicas e compartilhar as nossas histórias.

Neste episódio do nosso podcast nós falamos sobre histórias, mitos e verdades sobre o que rola em uma universidade e aproveitamos para dar opiniões sobre cursos e outras coisitas mais.

Qual faculdade fazer?

Antes de tudo. Essa é uma decisão que só você pode fazer.

Parece bobo, mas muitas vezes colocamos pressão em nós mesmos e nos nossos pais por essa escolha. A verdade é que você vai fazer o curso, então está por sua conta.

Feito isso, compartilho algumas dicas abaixo em tópicos:

1 – Não precisa ser direito, medicina e engenharia

Muita gente acredita que essas profissões mais tradicionais são as que mais dão dinheiro, mas a verdade é que o mundo mudou muito nas últimas décadas.

O mercado de direito está saturado, o de medicina exige um alto investimento e o de engenharia vive grandes altos e baixos.

Você já sabe qual faculdade fazer?

Há infinitos cursos que você pode fazer, dá uma olhada em como estão os profissionais da área, o que eles passaram para chegar lá e se você curte realmente.

Às vezes você acha algo mais lucrativo e que tem maior relação com o que você manda bem ou curte fazer.

É sempre bom pensar em coisas que envolvam o meio digital. Um tempo atrás Bill Gates falou: “(…) existirão dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.”

2 – Ensino à distância é uma opção

Não ignore as faculdades à distância. O que você precisa é ser bom no que faz, é claro que algumas profissões se dão melhor com esse tipo de ensino, mas analise.

Você poderá ajustar melhor seus horários para trabalhar, fazer estágio e outras tarefas do seu dia a dia.

3 – Já pensou em fazer um curso tecnólogo?

Cursos tecnólogos têm duração aproximada de 2 anos, são mais técnicos e te preparam para o mercado de trabalho.

Além disso, muitos deles são reconhecidos pelo MEC, o que garante a possibilidade de prestar concursos para algumas áreas.

Exemplos de cursos tecnólogos (há vários outros)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Recursos Humanos
Logística de Transporte
Gestão da Tecnologia da Informação
Secretariado Escolar

4 – Profissões do futuro

Na etapa de decisão, de procura de faculdades e cursos, uma boa dica é escolher uma profissão do futuro.

Há profissões que estão passando por transformação e estão em um momento nebuloso, outras estão nascendo, e há ainda aquelas que continuam firmes e fortes.

Realidade virtual | O 3D é uma das áreas de crescimento no mercado

Medicina é uma das que sempre se manteve com um mercado gritando por profissionais capacitados.

Jornalismo sabemos que já passou por altos e baixos e está sofrendo para lutar contra ataques de fake news e órgãos que combatem um bom trabalho jornalístico visando apenas o lucro.

Engenharia vive altos e baixos, depende bastante do investimento que gira no mercado, principalmente o de construção civil.

Há faculdades, como a de TI (Tecnologia da Informação) que tem a forte tendência de continuar crescendo nos próximos anos, é uma profissão do agora e ainda mais do futuro.

Investir em programação e no meio digital é uma boa no sentido de que há pessoas contratando e precisam de muitos profissionais, o que resulta em um valor elevado de mão de obra.

Mas lembre-se, coloque tudo na balança!

5 – Você não tem só esse ano

Para quem está vivendo de pré-vestibular, uma dica valiosa. Você não tem somente este ano para passar.

Ano que vem tem de novo.

E no próximo também.

Isso significa que a pressa que você tem de escolher não deveria existir.

Além disso, não há garantia de que você vai escolher e gostar de sua escolha, você pode entrar em algum curso e acabar vendo que não tinha nada a ver contigo. É normal!

Então vai estudando e vivendo a vida, não coloque uma pressão absurda que uma hora vai. E há diversas opções.

6 – Você precisa?

Eu cresci escutando que precisava estudar para ser alguém na vida, para ter dinheiro e ser feliz, não ser “um qualquer”.

Mas a verdade é que você precisa ser inteligente, ser competente. Se for tiver essas qualidades e for esforçado, nem de faculdade você precisa.

Há áreas que você pode começar a se especializar com cursos online, por exemplo. E há uma infinidade deles por preço acessível e que te ajudam a conquistar a profissão.

Às vezes você está procurando pelas melhores faculdades para dar o seu melhor e nem deveria porque esse não é o seu perfil.

Esta é uma visão valiosa que te passo e que muitas pessoas só conseguem ter depois determinar uma faculdade.

Não quer dizer que você não precise tenha que investir nisso, apenas que é mais uma variável a ser levada em consideração.

Se achar que deve mergulhar fundo no mundo universitário está tudo certo também. O importante é conhecer as oportunidades.